Caminhos Turismo

O que acreditamos… O que queremos… o que fazemos…

Bicicletarios

Posted by Rodrigo Mendonça em sábado, 18.outubro.2008

Aqui apoiamos a Bicicletada! Para quem não conhece, a Bicicletada é um movimento horizontal, ou seja, sem lideres, “[…]inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.

Não existe um objetivo central, mais diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os participantes. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano[…]” (www.bicicletada.org/O+que+e)

Através da Bicicletada, voltei a fazer o que já fazia nos meus 12 ou 13 anos. Usar a Bicicleta como meio de transporte. E para mim, uma das maiores dificuldades, não é o transito nem a topografia da cidade, como muitos devem imaginar. Para mim é onde parar minha bicicleta.

Quando se está de carro, ou mesmo moto, pode se pegar um pedaço do espaço publico (no caso a rua) e parar o carro, levar a chave e fazer o quiser. Mas e com minha bicicleta? Come eu faço?

O uso da Bicicleta deveria ser incentivado por todos. Uma bicicleta amais, um carro a menos… um lugar a mais no metro ou no ônibus. Mas não posso largar minha bicicleta na rua, pois dificilmente ela vai ficar por lá (veja testes interessantes aqui).

Por isto acho tão importante a criação de bicicletários e a instalação de paraciclos. Tão importante que resolvi colocar aqui a foto de 3 que conferi, no Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila.

Bicicletario na estação Nossa Senhora de Aparecida do Expresso Tiradentes

Bicicletário na estação Nossa Senhora de Aparecida do Expresso Tiradentes, com a Sophia, minha bike, devidamente estacionada.

Bicicletário do Terinal Sacoma

Bicicletário do Terminal Sacoma

Bicicletário da Estação Dom Pedro - No metrô, mas feito pela SP SPTrans.

Bicicletário da Estação Dom Pedro II - Integração: Expresso-Metrô-Bicicletas

Deixe um comentário

 
