Caminhos Turismo

O que acreditamos… O que queremos… o que fazemos…

PETs na Marginal Tietê

Posted by Rodrigo Mendonça em sexta-feira, 11.abril.2008

Garrafas PETs são praticas e todo mundo usa… agua, refrigerante, óleo de cozinha e estão querendo utilizar até para cerveja!

“(…) as garrafas PETs movimentam hoje um mercado que produz cerca de 9 bilhões de unidades anualmente só no Brasil, das quais 53% não são reaproveitadas. Com isso, cerca de 4,7 bilhões de unidades por ano são descartadas na natureza, contaminando rios, indo para lixões ou mesmo espalhadas por terrenos vazios. Entre 1995 e 2005, a produção de PET, o plástico politereftalato de etila, para a fabricação de garrafas subiu de 120 mil toneladas para cerca de 374 mil toneladas, alavancada principalmente pela indústria de refrigerante.” (Retirado do Setor Reciclagem)

Encontramos diversas garrafas PETs quando fazemos as trilhas. Se você for a praia… infelizmente também vai encontrar elas jogadas, dependendo da praia que você for. E as garrafas PETs são grande problemas nos mananciais. E se você passar na Marginal do Tietê agora, mais do que nunca, você vai ver as garrafas PETs.

Eduardo Srur - PETs1
.
Eduardo Srur - PETs2
.

Eduardo Srur - PETs3

Ainda não passei lá, mas estas fotos eu tirei do Uol. Achei a idéia show de bola… só São Paulo mesmo parta ter estas coisas! Ao mesmo tempo que você chama a atenção para um dos problemas que as facilidades modernas trazem para o meio ambiente, chama atenção para a condição do Rio Tietê… que muitas vezes esquecemos que ele é um rio, e portanto um “organismo vivo”.

E o que fazer para acabar com o problema das embalagens PETs. Sempre que falamos de geração de lixo temos que lembrar dos 3Rs… Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Lembra das garrafas de 1 litro de Coca Cola de vidro? Será que não existem alternativas as garrafas PETs. Quando vai fazer trilha…. por que não levar um Squizi em vez de uma garrafinha de água mineral?

Mas e a Reciclagem? Alem de entregar a postos de reciclagem suas PETs (junto com o resto que deve ser também reciclado) a preferência pelo consumo de produtos que utilizão estes material em sua composição. Dois exemplos que achei muito legais são: Camisetas e Tintas.

A Suvinil “(…) utiliza a garrafa PET para produzir um dos principais componentes das tintas e vernizes: a resina. Para cada lata de esmaltes e vernizes são necessárias seis garrafas PET na composição.” (Retirado do Nilnews Kiminda´s). Já a Nicatex criou a Ecowear, linha de camisetas com 50% de algodão e 50% de Poliester proveniente de garrafas Pets recicladas, como mostra o blog do Tecnocracia, junto com outras maneiras mais curiosas do reuso das PETs, como poltronas que podemos fazer em casa. Vale a pena conferir!

Anúncios

Uma resposta to “PETs na Marginal Tietê”

  1. […] e vendo as estatísticas de visitação, e vi que junto com os artigos da Virada Cultural, o artigo PETs na Marginal Tietê, tem uma grande procura por […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: